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Aprender a meditar sempre parece assustador para  algumas pessoas quando iniciantes, inclusive me incluo nesse grupo. No entanto, as pessoas têm meditado ao longo da história, e por boas razões. A meditação possui fortes indícios científicos que ele age religando os circuitos do cérebro e  trazendo muitos benefícios e mudanças cerebrais, como redução do estresse, aumento da autoconsciência e melhora da saúde.

Obviamente, para obter todos os benefícios da meditação,  primeiro você precisa  saber se está realmente meditando e não apenas sentado perdendo tempo. Enquanto você não aprender a meditar, você não vai se aprofundar muito no começo. Mas há algumas coisas que você pode fazer para diminuir sua curva de aprendizado e se preparar para meditar o mais profundamente possível. Andei conversando com pessoas especialistas em meditação, então continue lendo para descobrir como.

  A MEDITAÇÃO  E A AÇÃO  SOBRE AS MITOCÔNDRIAS

Pense nas suas mitocôndrias como as baterias das suas células. Eles queimam uma tonelada de energia apenas para mantê-lo aquecido, e o que resta vai para as coisas que você precisa e deseja fazer.

Quando suas mitocôndrias são fortes , você se sente acordado e alerta, e seu corpo funciona. Quando eles não têm o que precisam para alimentar você, você se sente lento em seu corpo e mente. Ou pior, você acaba DOENTE.

Suas mitocôndrias alimentam tudo, inclusive sua meditação. Você pode pensar em meditação como um momento para desligar, mas seus neurônios têm um papel incrivelmente ativo em levar as ondas cerebrais ao estado benéfico da meditação profunda. Para fazer o que eles precisam, os neurônios queimam uma tonelada de energia – fornecida pelas mitocôndrias.

Aprender a meditar e entrar em um ritmo de meditação é mais fácil quando suas mitocôndrias estão felizes. Aqui estão algumas maneiras de mantê-los em primeiro plano.

EVITE A KRIPTONITA

Em seu livro ”A Dieta Bulletproof ” Dave Asprey, cita a” Kriptonita” como o principal problema enfrentado  para quem busca performance.Como nos quadrinhos do superhomem era definido como uma substância que deixava fraco , mortal, vulnerável.

Na linguagem entre aqueles que praticam essa mentalidade biohacking é qualquer coisa que o deixa fraco. Suas mitocôndrias são poderosas no sentido de criar energia para todo o corpo, mas são vulneráveis ​​a condições abaixo do ideal.

Quer maximizar o que suas mitocôndrias podem fazer por você?

Pratique esses seguintes hábitos:

  • Evite Junk food: Suas mitocôndrias são especialmente suscetíveis a substâncias tóxicas que flutuam ao redor de suas células. Se você está comendo comida de verdade e com boas fontes, há menos para que suas mitocôndrias gastem energia resistindo, para que possam produzir energia para você.
  • Procure a luz do sol: Primeiramente é importante dizer que as luzes artificiais emitem comprimentos de onda que não coincidem com os que vêm do sol. Sua pele absorve esses comprimentos de onda e expõe suas mitocôndrias. No início do dia, a luz do sol na pele pode energizá-lo por horas. No final do dia, os comprimentos de onda azuis podem perturbar as mitocôndrias e o ritmo circadiano e atrapalhar o sono.
  • Durma Bem:A falta de sono danifica as mitocôndrias.
  • Analise e Reduza suas toxinas: Substâncias tóxicas, como metais pesados ​​e toxinas do ambiente, não interferem apenas nas mitocôndrias – elas reduzem o número total de mitocôndrias que você possui e isso interfere na sua energia e foco. Pense nisso como tendo baterias extras. Quanto mais poder você tiver, mais tempo poderá ir.

ADICIONE EM SUA ROTINA O TREINAMENTO HIIT

Exercitar-se é bom para as mitocôndrias. O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é melhor. Fazer treinamento resistido e intervalos de alta intensidade HIIT aumenta a função mitocondrial após apenas duas semanas.

ADICIONE  EM SUA ROTINA ALIMENTAR ‘’GORDURAS BOAS’’

Suas mitocôndrias funcionam melhor quando têm um suprimento constante de combustível. Triglicerídeos de cadeia média não danificados, como os encontrados no óleo de coco, e manteiga GHEE os manterão funcionando.

FERRAMENTAS QUE FACILITAM A MEDITAÇÃO

Os avanços tecnológicos tornaram possível determinar se você alcançou ou não um estado meditativo. Seja você um novato ou um mestre  na arte, você encontrará benefícios para medir seu progresso e acompanhá-lo ao longo do tempo. Experimente estas ferramentas para ajudar a melhorar suas técnicas de meditação.

APLICATIVOS DE MEDITAÇÃO

Se você está procurando um pouco de orientação enquanto medita, os aplicativos de meditação são uma ótima opção. Alguns oferecem um cronômetro simples, permitindo que você escolha por quanto tempo medita, enquanto outros oferecem meditações guiadas.

VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA (VFC)

Seu coração não bate no ritmo perfeito, e o quanto seu coração varia é um bom indicador de seu bem-estar mental e emocional. O treinamento de variabilidade da frequência cardíaca (VFC) ensina a controlar conscientemente essas variações nos batimentos cardíacos, o que pode influenciar o modo como você se sente diariamente e como responde a estressores ou emoções desconfortáveis. Também pode dizer como seu sistema nervoso responde à meditação. O objetivo geral é treinar seu sistema nervoso simpático para relaxar quando você quiser.

FAIXA PARA MEDITAÇÃO

Faixas de meditação, como o Muse , oferecem feedback em tempo real sobre o andamento da meditação, infelizmente esse produto ainda não tem acesso no Brasil.

No caso o Muse  ele utiliza seus dados cerebrais e quando verifica  que sua mente está ocupada, ela toca sons de ventos fortes. Quando sua mente está quieta, ela toca ventos calmos e suaves.

Enquanto você medita, o Muse registra o que sente. Você pode usar essas informações para quantificar sua capacidade de se acalmar e se concentrar. Dessa forma, você pode acompanhar seu progresso ao longo do tempo e permanecer motivado.

 

Palavra da especialista:

”Muitos dizem que este mundo está cada vez mais caótico e que as pessoas não têm mais tempo para desfrutar de um bom momento de calma. Essa realidade é verdadeira para aqueles que não conhecem os prazeres e benefícios da meditação.
Se ligar a TV, hoje em dia, é aflorar os nervos e cercar-se de medo; a meditação por sua vez é relaxamento e renovação das energias do corpo e da alma. Esse gostoso exercício mental não é restrito apenas para os praticantes de Yoga ou budistas. Hoje em dia a meditação vem ganhando adeptos e conquistando o gosto de mais e mais pessoas.”

”Meditar é um exercício para aumentar a potência interna individual e pode ser praticado por qualquer pessoa desde que bem orientada. Ela é um momento de paz em que a mente pode desfazer-se de pensamentos distraídos focalizando apenas no bem-estar. Repetindo os exercícios diariamente, o praticante notará uma mudança positiva em seu dia-a-dia, bem como no desenrolar de seus problemas cotidianos.

A meditação não é uma prática mágica que promete solucionar aflições e problemas, mas sim um exercício mental que leva o sujeito a encarar de maneira diferente os obstáculos com os quais se depara. A calma, o foco e a consciência são estimulados visando um equilíbrio emocional que acaba por refletir em todas as áreas da vida. Quem pratica meditação se desgasta menos e produz mais, com muito mais consciência”.

MEDITADORA DESDE OS 17 ANOS E FACILITADORA HÁ MAIS DE 20 ANOS.

Texto completo: https://medium.com/@flaviaidhllippi/meditar-relaxar-e-focar-da-melhor-maneira-c44aa58d7dc4

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