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Você já ouviu falar de invadir computadores, invadir smartphones, invadir e-mails. Você já ouviu falar em eleições vencidas por hackers.

Mas e quanto a hackear seu corpo?

O conceito é chamado de biohacking e, embora possa parecer algo fora do Admirável Mundo Novo , é realmente tudo sobre auto-aperfeiçoamento e auto-experimentação aplicado ao Bem-Estar. E, embora possa variar de projetos de bricolage em casa a experimentos de laboratório de alta tecnologia, existem várias maneiras pelas quais você pode começar a incorporar métodos de biohacking em sua rotina diária.

O QUE É BIOHACKING?

Vamos começar com os fundamentos!

Biohacking é essencialmente a prática de mudar nossa química e nossa fisiologia através da ciência e da auto-experimentação para energizar e melhorar o corpo .

É uma definição ampla, mas também porque a ideia de “biohacking” está em constante evolução. Pode ser tão simples quanto implementar mudanças no estilo de vida e na dieta que melhoram o funcionamento do seu corpo. Pode ser tão diário quanto usar a tecnologia vestível para ajudá-lo a monitorar e regular dados fisiológicos. Ou pode ser tão extremo quanto usar a tecnologia de implantes e a engenharia genética.

As possibilidades são infinitas, mas todas elas estão enraizadas na ideia de que podemos mudar nosso corpo e nosso cérebro, e que, ao fazer isso, podemos nos tornar mais inteligentes, mais rápidos e melhores como seres humanos.

Então por onde começar?

Existe um guia simples para biohackers  iniciantes?

Você pode facilmente iniciar, a prática de biohacking usando wearables como o FitBit ou o Apple Watch para rastrear o funcionamento do seu corpo.

Você também pode começar a experimentar por exemplo o poder da música em sua vida cotidiana e a adotar uma dieta saudável para otimizar saúde .

Mas se você estiver pronto para algo novo e diferente, considere um desses métodos não invasivos em nosso guia de biohacking e veja quais benefícios você obtém:

1. BIOHACKING  com foco na OTIMIZAÇÃO DA SAÚDE: TERAPIA DE LUZ INFRAVERMELHA

Você já passou muito tempo dentro de casa e começou a se sentir um pouco … FRACO?

Nossos corpos e cérebros precisam de luz para funcionar da melhor maneira possível. O sol não apenas nos fornece uma dose importante de vitamina D, mas também nos ajuda de várias outras maneiras fisiológicas e emocionais.

Vamos olhar um pouco mais de perto … Você sabia que especificamente os comprimentos de onda da luz  possuem entre 600 e 900 nanômetros (nm) e sabe como essa faixa de ondas de luz afeta nosso corpo?

Estudos demonstraram que seu corpo responde particularmente bem aos comprimentos de onda vermelho e infravermelho próximo, que variam de 600 a 900 nm. Essa faixa específica de ondas de luz é absorvida pela pele a uma profundidade de cerca de 8 a 10 milímetros, momento em que seus cromóforos mitocondriais absorvem os fótons. Isso, por sua vez, ativa vários sistemas nervosos e processos metabólicos.

Em termos mais simples, a terapia da luz vermelha tornou-se uma forma cada vez mais popular de biohacking usada para tratar uma série de condições. Provou-se aliviar a dor, reduzir a inflamação e restaurar a função. E por ser um tratamento não invasivo e não químico,  e não é tão intimidador quanto outras formas de biohacking, é muito popular para aqueles que buscam otimizar sua saúde.

2. BIOHACKING nos SEUS OSSOS: OSTEOSTRONG

Falamos muito sobre saúde cardíaca, afinal aqui no Brasil ela é uma das  principais causas de morte. Todos devem estar cientes das doenças cardiovasculares e como se proteger da melhor maneira possível. Como cultura, também falamos muito sobre a saúde da pele , a necessidade em usar protetor solar como parte de nossa rotina diária e suplementar nossas dietas com alimentos que aumentam o  nosso colágeno e cálcio. Isso sem contar outros temas como perda de peso, inflamação, memória, saúde gastrointestinal , tudo isso está na vanguarda de nossas mentes.

Mas com que frequência pensamos na saúde dos nossos ossos?

Uma diminuição na saúde óssea se aproxima de você e a maioria das pessoas não sabe como a densidade óssea muda com o tempo. Aproximadamente até os 30 anos, homens e mulheres realmente constroem mais ossos do que perdem, por isso estamos constantemente fortalecendo nossos ossos e trabalhando na densidade óssea. Mas quando chegamos aos 30 e poucos anos, as coisas mudam. E se você ultrapassou essa idade, pode ter sentido essa mudança.

Depois de atingir os 30 anos, as mulheres perdem cerca de 2% da densidade óssea a cada ano, e isso continua por alguns anos após a menopausa. Isso deixa as mulheres com alta probabilidade de sofrer osteoporose.

Os homens, por outro lado, perdem a densidade óssea a uma taxa muito mais lenta, mas continuam a perder massa óssea até os 65 anos de idade. Portanto, embora possam ter massa óssea adequada por um longo período de tempo, mais velhos ficam. , mais suscetíveis são ao desenvolvimento da osteoporose.

É aí que entra a  prática do #Biohacking.

A SOLUÇÃO PARA A DENSIDADE ÓSSEA EM DECLÍNIO

Então, o que você faz? Considere experimentar o OsteoStrong , uma maneira não farmacêutica de melhorar a densidade óssea, força e equilíbrio como um dos seus métodos de biohacking.

Segundo o site da Osteotrose, a pesquisa indica que o estímulo necessário para ativar o crescimento de tecido ósseo saudável é de 4,2 múltiplos de peso corporal. No entanto, esse nível de força seria excepcionalmente difícil de alcançar por conta própria. É por isso que OsteoStrong utiliza o Spectrum System, que faz parte de uma nova categoria de dispositivos chamada Sistema Robótico de Desenvolvimento Musculoesquelético (RDMS).

O Sistema Spectrum consiste em 4 dispositivos separados. Sob a supervisão de um técnico treinado, cada dispositivo permite alcançar com facilidade e segurança forças superiores a 5 a 12 vezes o seu próprio peso corporal.

A empresa por trás da OsteoStrong sustenta que este sistema não se destina a substituir o exercício, mas a complementá-lo. De fato, o sistema deles visa aumentar a força óssea e muscular de uma maneira que você não pode alcançar em uma academia, mas mostrará resultados imediatos na maneira como você se exercita enquanto se exercita. Esta técnica de biohacking visa melhorar sua saúde geral, fornecendo suporte extra ao seu sistema esquelético. Isso pode ser feito por todos em todas as idades – e leva apenas 7 minutos por semana.

Os clientes observaram aumentos de 4 a 12% na densidade óssea por ano.

3. BIOHACKING na sua SUA DIETA:  O JEJUM INTERMITENTE

Não podemos ter uma conversa sobre saúde , biohacking  e otimização de saúde sem falar sobre sua dieta. Refeições leves em carboidratos,  Comer os tipos certos de gorduras ou cortar açúcar ou Comer mais superalimentos? .

Ouvimos muito sobre o que é melhor para o nosso metabolismo, mas uma nova pesquisa descobriu que não é apenas o que comemos, é quando comemos que pode fazer uma enorme diferença. Muitos especialistas adotaram o jejum intermitente, um tipo de dieta de biohacking, que pode ajudá-lo a otimizar a ingestão nutricional do seu corpo. O jejum intermitente não apenas ajudará você a perder gordura, mas também ganhará músculos e energia.

Você provavelmente imaginou a noção de jejum prolongado  seria de não comer por 48 a 72 horas … o que não é exatamente prático para as pessoas comuns. Mas o jejum intermitente oferece um meio termo possível. Na verdade, é mais um padrão alimentar que você segue ao longo do dia, não uma dieta antiquada, e permitirá que você ainda colha muitos dos benefícios de um verdadeiro jejum.

Para entender por que o jejum intermitente funciona, você precisa fazer a distinção entre seu corpo estar em um “estado alimentado” e um “estado em jejum”. Quando seu corpo está em um estado alimentado, você está digerindo e absorvendo alimentos. De um modo geral, você fica em estado alimentado por cerca de 3 a 5 horas depois de comer. Durante esta fase, seus níveis de insulina são altos e seu corpo está focado na digestão produzindo.

Primeiro, quando você jejua, aumenta seus níveis de hormônios do crescimento em até cinco vezes a taxa normal, o que aumenta sua taxa metabólica. O jejum também pode reduzir sua resistência à insulina, o que reduz o açúcar no sangue e torna a gordura corporal armazenada mais acessível para queimar. Alguns estudos mostraram que o jejum intermitente também pode reduzir o colesterol LDL (o colesterol “ruim”), que é um fator de risco conhecido quando se trata de doenças cardíacas.

O jejum também pode fornecer uma série de outros benefícios significativos, incluindo melhora da função cognitiva , prevenção do câncer , aumento da autofagia celular (remoção de resíduos celulares) e níveis mais baixos de inflamação .

Embora existam muitas versões do jejum intermitente, o mais fácil de usar é o método “16/8” (também conhecido como protocolo Leangains). Este método gira em torno de uma estrutura simples na qual você restringe seu período de alimentação diária a 8 horas. Por exemplo, todos os dias você come das 13h às 21h e jejua nas outras 16 horas.

Esse tipo de biohacking da dieta ainda parece intimidador?

Tente começar com um jejum de 14 horas por uma semana. Com esse jejum, você pode comer das 10h às 20h e jejuar nas próximas 14 horas. Depois, quando ficar confortável, reduza para um período de alimentação das 11h às 20h durante uma semana e assim sucessivamente até atingir um período de jejum de 16 horas.

4. BIOHACKING SEU CÉREBRO: MÚSICA FUNCIONAL

A música tem efeitos incríveis no cérebro com mais de 100 bilhões de neurônios que constantemente usam eletricidade para conversar, seu cérebro é como a Grand Central Station. Se todo mundo estiver conversando alto ao mesmo tempo, pode ser difícil se concentrar e focar no que você precisa fazer. É aí que entra o biohacking da música.

A atividade cerebral pode ser medida em um padrão de onda e determina se você se sente alerta, sonolento, relaxado ou estressado. Há muitas coisas que podem afetar suas ondas cerebrais, como a atividade que você está realizando atualmente, quanto descanso restaurador você teve e o que acabou de comer ou beber. No entanto, uma das maneiras mais confiáveis ​​de alterar suas ondas cerebrais é através de uma onda sonora consistente.

O arrastamento de áudio, uma forma de biohacking da música, usa tons e binaural para sincronizar com as ondas cerebrais e induzir um estado meditativo e relaxado.

Você pode acessar programas desenvolvidos especificamente para o seu próprio cérebro e as atividades que deseja realizar no Brain.fm .

Se você não está pronto para ir tão longe, ainda pode mudar seu humor e mentalidade simplesmente colocando sua lista de reprodução favorita e ouvindo enquanto se exercita, prepara o café da manhã ou vai para o trabalho.

5. BIOHACKING SUA MENTALIDADE: GRATIDÃO

A maneira como vemos a vida tem um efeito enorme em nosso humor, em como tratamos os outros e em nossos níveis gerais de satisfação. Quando você tem uma mentalidade de abundância , é sempre grato por tudo o que aparece e sempre está focado no positivo. Tem dificuldade em adotar esse tipo de perspectiva?

Biohacking pode ajudar. Mudar sua mentalidade nada mais é do que prática. Você precisa focar consistentemente seu cérebro para ver o lado positivo em todas as situações até que se torne uma segunda natureza. Essas ferramentas de biohacking podem ajudar:

  • Um diário de gratidão em que você escreve de três a cinco coisas pelas quais agradece ajuda a reformular o dia para se concentrar no positivo e refletir sobre todas as coisas boas que aconteceram naquele dia.
  • Dê um passeio de gratidão onde você agradece e envia energia positiva a todos os seres vivos que vê. Se você caminhar para o trabalho ou fazer uma corrida matinal, poderá incorporá-lo facilmente à sua rotina normal.
  • Escreva uma carta de gratidão semanalmente a alguém que o ajudou ou que significa muito para você. Pode ser um membro da família, um amigo perdido há muito tempo ou mesmo um colega de trabalho que sempre se lembra de estocar seu café favorito.

BIOHACKING PARA SAÚDE E FELICIDADE

O que é biohacking?

É uma maneira de mudar seu corpo, saúde e cérebro, para que você possa alcançar seus objetivos e atingir um estado mental máximo. Se você usa suplementos , tecnologia como terapia Infravermelha ou simplesmente faz alterações para incorporar uma mentalidade de abundância, o biohacking visa ajudar você a fazer mudanças positivas duradouras.

Precisa de ajuda para incorporar biohacking em sua vida?

Converse comigo, baixe o meu e-book e leia o máximo de materiais possível sobre a biohacking que posto semanalmente!

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