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Quando você pensa em envelhecer, o que vem à sua mente?

Você se imagina com a mesma energia que está hoje, ou  se imagina  em cadeiras de rodas e armários de remédios cheios de frascos de comprimidos?

Você pode assumir que está destinado a este último. Mas, não precisa ser assim.

Você pode ser um participante ativo no seu próprio processo de envelhecimento. Embora a expectativa média de vida para os  Brasileiros seja de 76,3 anos,  seus hábitos e seu ambiente influenciam muito sua longevidade e como você viverá mais tarde.

Aqui estão algumas coisas que você pode começar agora a envelhecer não apenas graciosamente, mas poderosamente.

COMO MANTER SEU CÉREBRO JOVEM: CONCENTRE-SE NA  SUAS MITOCÔNDRIAS E SUA ENERGIA.

Se você tem uma certa idade e  já menciona ao seu médico que está esquecendo suas  chaves do carro e esquecendo por que entrou em uma sala no seu trabalho, há grande chance  que ele  lhe assegure que faz parte do processo natural da sua idade. Justo, é comum que as pessoas mais velhas percam não apenas força física mas habilidades cognitivas. Mas, você não precisa aceitar isso , como será para você.

Você pode aumentar sua inteligência e prolongar sua longevidade em qualquer idade!

Seu cérebro exige duas coisas principais para funcionar bem: energia e proteção. Tudo o mais observamos de errado com o nosso cérebro decorre de deficiências nessas duas áreas.

COMO MANTER ENERGIA E RESISTÊNCIA À MEDIDA QUE ENVELHECE?

Seu cérebro é uma máquina que consome quase 20% de sua energia gerada pela sua alimentação sendo ele responsável por apenas 2% do seu peso corporal. Suas células cerebrais são um sistema elétrico e você precisa de energia suficiente para manter as luzes acesas e brilhantes. É por isso que se você está fazendo dieta ou se tem uma condição que afeta a capacidade do seu corpo de obter energia dos alimentos, como distúrbios mitocondriais, você descobre que não está pensando claramente.

Seu cérebro vai usar açúcar e carboidratos para obter energia, mas a glicose é armazenada rapidamente, então você deve continuar comendo para repor o suprimento. Isso significa distração ao longo do dia.

A melhor maneira é mudar para queimar gordura para obter energia, por isso a sugestão cada vez maior de dietas como Low Carb e Cetogênica. Você obtém mais grama de energia por grama de substrato a partir de gordura e, se você mantiver sua glicose baixa, incentivará o fígado a produzir cetonas, que é o melhor tipo de combustível para o cérebro. Quando as cetonas e a glicose estão disponíveis, o cérebro escolhe cetonas para determinados trabalhos.

COMO PROTEGER SEU CÉREBRO:

Quando suas células usam energia, elas deixam para trás os radicais livres, a parte do oxigênio que ela não pode usar. Muitos radicais livres danificam as células circundantes. Esse é um grande problema para o cérebro, pois queima muita energia. Você acaba com uma alta concentração de radicais livres em um órgão vulnerável. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode proteger seu cérebro dos radicais livres.

  • Abuse dos vegetais. Todos os vegetais, especialmente os de cores vivas, contêm polifenóis que neutralizam os radicais livres e os impedem de fazer bagunça. Quanto mais brilhante, melhor. Os polifenóis também ajudam a produzir mais o tão citado por mim BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro) , uma proteína que constrói novas células cerebrais, existentes não apenas em alimentos mais liberados também durante sessões de exercício físico.
  • Suplemento com antioxidantes. Antioxidantes varrem os radicais livres nocivos em seu corpo. Você pode tomar suplementos de vitamina C e polifenóis para obter um impulso extra.
  • Gerencie melhor seu estresse . O estresse da  nossa vida se traduz em estresse oxidativo, o que significa mais danos causados ​​pelos radicais livres. Incorpore uma prática de meditação e faça as mudanças necessárias no seu estilo de vida para manter o humor o mais equilibrado possível!
  • Jejum intermitente. O trabalho diário de uma célula cerebral cria resíduos que precisam ser eliminados. Quando seu corpo passa um longo período sem comida, suas células recebem o sinal de que é hora de limpar a casa. Algumas vezes por semana, dê a eles a oportunidade de retirar o lixo, permitindo pelo menos 12 horas (idealmente até 18) entre o jantar e a primeira refeição no dia seguinte.

Se você tem algo específico que deseja abordar, como foco ou energia mental,  você pode experimentar hackear seu cérebro e quem sabe usar nootrópicos – que são suplementos direcionados que aumentam a função cerebral.

Como a demanda de energia do seu cérebro é tão alta, é um sistema de “use ou perca”.

Mantenha seu cérebro ágil e em forma, ou seja oferecendo novas experiências, seja visitando novos lugares, saindo da sua zona de conforto e/ou incorporando jogos de lógica e exercícios de treinamento cerebral.

COMO PARECER MAIS JOVEM?

É TUDO SOBRE O COLÁGENO!

Primeira questão  que devemos mudar no mindset brasileiro é que primeiro você não é vaidoso porque deseja permanecer atraente à medida que envelhece!

Sua aparência tem muito a ver não apenas com a longevidade, mas como as pessoas o percebem. As pessoas vêem pessoas atraentes como:

  • Mais persuasivo
  • Mais confiável
  • Mais elegível para cargos públicos
  • Mais feliz, mais sociável e mais bem-sucedido

A verdade nua e crua é que mesmo que você não se importe com o que as outras pessoas pensam, sua pele é um indicador confiável de como tudo está funcionando abaixo da superfície. Por exemplo, se você não tem muitas rugas, significa que seu corpo ainda é bom em produzir e manter colágeno, o que é crucial para todos os órgãos que você possui. Se sua pele estiver bem hidratada, há uma boa chance de você manter um bom equilíbrio mineral e a taxa de rotatividade de suas células estar no local.

VITAMINA C, DE DENTRO PARA FORA E DE FORA PARA DENTRO

A vitamina C funciona de duas maneiras para apoiar a sua pele. Primeiro, é um poderoso antioxidante, por isso protege a pele dos radicais livres nocivos que você encontrará no seu dia-a-dia. Muitos radicais livres quebram o colágeno e a elastina, tornando a pele mais flácida e menos propensa a voltar ao lugar. Segundo, você não pode fabricar ou reparar o colágeno sem ele, portanto, ter vitamina C suficiente garante que seu corpo possa reunir peptídeos em colágeno na hora de fazer mais.

Você pode obter benefícios para a pele com vitamina C comendo alimentos ricos em vitamina C, tomando um suplemento de vitamina C e aplicando topicamente soro de vitamina C.  Existem os soros de vitamina C, mas eles são notoriamente instáveis, portanto, procure  médicos para verificar informações acerca desses produtos.

CREMES PEPTÍDICOS DE COBRE

O GHK-Cu é um peptídeo (uma cadeia de aminoácidos) que reduz a inflamação, melhora a função cerebral e evita o estresse oxidativo. Seu corpo faz seu próprio GHK-Cu, mas você produz cada vez menos com a idade.

GHK-Cu pode manter sua pele elástica e saltitante, pois estimula a produção de colágeno.  Para tirar anos de pele e aumentar sua longevidade, procure cremes tópicos com 2% de GHK-Cu ou mais (o rótulo pode indicar peptídeos de cobre – é a mesma coisa).

CRIOTERAPIA PARA AUMENTAR O COLÁGENO

Em um breve desafio Wim Hof de banhos frios e respirações também as conhecidas exposição ao frio, ou crioterapia, aumenta a produção de colágeno e bloqueia enzimas e hormônios que destroem o colágeno que você possui.

A crioterapia também aumenta os sistemas imunológicos e desintoxicação do corpo, que impedem a pele de pegar a folga quando há toxinas para se livrar. Quedas acentuadas de temperatura aumentam sua produção dos antioxidantes glutationa e superóxido dismutase, que ajudam a apoiar o fígado e o sistema imunológico. Isso ajudará o gosma a sair pelas saídas digestivas e não pelos poros, onde é mostrado.

Para nós que moramos no Brasil o acesso a uma câmara criogênica, é algo comum, então opte pelos banhos frios e banhos de banheira com gelo… ajudam muito.. invista a uma explosão fria de cinco minutos no chuveiro. Para um crio-facial de bricolage, faça alguns mergulhos rápidos no rosto em água gelada. As temperaturas abaixo de zero da câmara criostática produziriam resultados mais drásticos, mas você se beneficiará de uma breve explosão fria que faz

AS MITOCÔNDRIAS SÃO UM LINK DIRETO PARA A LONGEVIDADE!

As mitocôndrias são as partes de suas células que produzem energia, determinam como você se sente, o que deseja e como pensa agora. As mitocôndrias abundantes e bem abastecidas mantêm você energizado e feliz, enquanto as mitocôndrias que não têm o que precisam distraí-lo, sentir fome e procurar algo para satisfazer o que está faltando, em vez de fazer as coisas que você precisa façam.

A chave para as células fortes e a energia para a vida cotidiana é ter muitas mitocôndrias fortes.

Preservar as mitocôndrias que você possui e sinalizar suas células para produzir mais delas podem prolongar sua vida útil. Os pesquisadores podem vincular a disfunção mitocondrial a quase todas as doenças relacionadas à idade, incluindo Alzheimer e doenças cardiovasculares.

Os sintomas do enfraquecimento das mitocôndrias estão diretamente relacionados às coisas que associamos ao envelhecimento, como fadiga, gordura corporal e diminuição da capacidade cognitiva.

Suas mitocôndrias estão no comando, mas as coisas que você faz pelo seu corpo as fazem atendê-lo melhor. Aqui estão algumas maneiras de apoiar suas mitocôndrias.

  • Durma bem. Sono ruim faz suas mitocôndrias fracas. Veja como cortar o sono para mantê-los fortes.
  • Mantenha a inflamação baixa. As mitocôndrias são vulneráveis ​​à inflamação, portanto evite-a onde puder. Aqui estão algumas ervas que você pode usar para cozinhar para cuidar de inflamações que você nem percebe que tem.
  • Movimento. O exercício, especialmente o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), solicita que seus músculos produzam mais mitocôndrias.
  • Entre em cetose. Cetonas como combustível fazem as mitocôndrias felizes. Se você der o que eles querem, eles darão o que você precisa. Veja como fazer corretamente o alto teor de gordura e baixo carboidrato para entrar no estado de queima de gordura e geração de cetona o mais rápido possível.

NAD +

O dinucleotídeo de nicotinamida adenina , ou NAD, é uma coenzima (um composto que certas enzimas precisam funcionar) em todas as células do corpo. Ajuda a embaralhar elétrons para as reações básicas que o mantêm vivo.

Seus níveis de NAD + caem à medida que envelhecem. Parte do declínio relacionado à idade é a falha das células e, como as células não podem funcionar sem o NAD, a falta de uma quantidade suficiente irá envelhecê-lo mais rapidamente.

A boa notícia é que você pode fazer algo a respeito. Aqui estão algumas maneiras de aumentar os níveis de NAD +.

  • Tome suplementos NAD +. O NAD + vem em cápsulas e é fácil de encontrar.
  • Pratique jejum intermitente. Restringir sua alimentação aumenta os níveis de NAD +.Uma vez que você leu que o jejum intermitente também ajuda o cérebro, é como um acordo de dois por um.
  • Tome oxaloacetato. O oxaloacetato converte em malato, o que aumenta a proporção NAD + NADH,  que por sua vez torna mais NAD + disponível para uso das células.

PRESERVE E AUMENTE SEUS TELÔMEROS PARA LONGEVIDADE

Os cientistas comparam os telômeros às pontas plásticas dos cadarços que os impedem de se desgastar. Eles são essencialmente tampas nas extremidades dos cromossomos, que impedem que as cadeias de DNA se desvendem.

A pesquisa ligou o comprimento dos telômeros à expectativa de vida.

Os telômeros se desgastam naturalmente com a idade e o estresse celular. Telômeros curtos são uma linha comum com sistema imunológico enfraquecido, crônica e doença e envelhecimento avançado.

Com um pouco de cuidado, os telômeros podem voltar a crescer. Veja como mantê-los longos e até aumentá-los à medida que envelhece.

  • Medite. Um estudo mostrou que mulheres que meditavam tinham telômeros mais longos do que mulheres que não. Outro estudo vinculou as propriedades redutoras de estresse da meditação ao seu potencial de preservá-las. Não há necessidade de fazer uma grande produção dele. Mesmo  respirar em caixa quando você está estressado lhe dará um benefício.
  • Cuidado com as toxinas ambientais. Os próprios compostos tóxicos e o estresse celular que eles causam podem ser prejudiciais para os telômeros.
  • Exercício. O exercício reduz o estresse oxidativo e aumenta as proteínas que ajudam a manter os telômeros fortes.
  • Limpe sua dieta. Alimentos de alta qualidade, com poucas toxinas e ricos em nutrientes restauradores, são a coisa mais consistente que você pode fazer pelos seus telômeros.

O ENVELHECIMENTO FAZ PARTE DA GENÉTICA

Algumas pessoas são geneticamente ligadas para viver mais.

James Clement, advogado que virou cientista  sobre antienvelhecimento, é presidente e diretor da Betterhumans, uma organização de pesquisa que tem como objetivo prolongar sua vida útil, acabar com a doença e melhorar a função cerebral. Um dos projetos de pesquisa que a organização administra é o Supercentenarian Research Study, que estuda os genes de pessoas com mais de 105 anos de idade.

Clement fala sobre como encontrar tópicos comuns nas seqüências genéticas dos supercentenários e como eles podem usar essas informações para não apenas prolongar a vida humana, mas também a saúde – os anos de saúde, funcionamento independente.

“Haverá muito mais que precisamos fazer e será aí que terapias mais radicais, que incluem nutracêuticos, produtos farmacêuticos, mudanças no estilo de vida e também a edição do genoma, serão necessárias para chegar muito além do limiar das 100”. ele explica.

Há certas partes do envelhecimento que acompanham o território. Alguns, você tem que aceitar. Por exemplo, um dia você atingirá a idade em que começará a receber correspondências da AARP. Você tem influência sobre outros aspectos do envelhecimento, como sua aparência e como se sente, como pensa e como se move. O autocuidado percorre um longo caminho no caminho da longevidade.

REFERÊNCIAS

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